Raul Seixas




















RAUL SEIXAS - Krig-Ha, Bandolo!
PHILIPS - 6349.078 B
Rock - 1973


Faixas:
Lado A
01 - Introdução
02 - Mosca na Sopa
03 - Metamorfose Ambulante
04 - Dentadura Postiça
05 - As Minas do Rei Salomão
06 - A Hora do Trem Passar

Lado B
07 - Al Capone
08 - How Could I Know
09 - Rockixe
10 - Cachorro Urubu
11 - Ouro de Tolo


Raulzito nasce em 1945, no dia 28 de junho. Filho de Raul Verella Seixas e Maria Eugênia Santos Seixas. Pai engenheiro e mãe dona de casa. É registrado como Raul Santos Seixas. Raul por causa do pai, e do avô paterno. Seu avô era Raulzão, o pai Raul, ele Raulzito , e dizia que se tivesse um filho homem, sem duvida, seria Raulzitinho. Quando Raul tinha três anos de idade nasce seu único irmão, Plínio Santos Seixas.

Em 1957 a família se muda para uma casa ao lado do Consulado Americano, com isso Raulzito tem muito cedo contato com o Rock and Roll, e aprende inglês também muito cedo. Pouco depois, junto de Waldir Serrão, animador de festas da época, monta o primeiro fã-clube de Elvis Presley, o Elvis Rock Club.

Em 1971, com Paulo Coelho no mês de setembro fundaram a Sociedade Alternativa, que se originou a partir de divagações místico-filosóficas da dupla, que procurava, cada um à sua maneira, um caminho que não fosse o oferecido pelo establishment. Como base desses pensamentos, ganhou força entre os dois a obra de um dos maiores estudiosos do ocultismo do século XX, Aleister Crowley.

"Crowley nasceu na Inglaterra em 1875, considerado uma das maiores autoridades esotéricas de nosso tempo era um menino prodígio, aos 4 anos de idade lia a Bíblia em voz alta. Passou a vida estudando as denominadas ciências ocultas e deixou uma vasta obra teórica, onde tenta mostrar como desenvolver e entrar em contato com a energia interior e usá-la produtivamente para modificar por completo a vida. Ele procurou desenvolver essa energia através de ritos sexuais, mas que só seriam totalmente liberadas com a chegada da Nova Era, período em que as leis sociais seriam definitivamente rompidas para que todos pudessem finalmente viver em plenitude. Para desvincular-se de preconceitos religiosos, Crowley se auto-intitulava a Grande Besta 666, e durante toda a sua vida lutou para popularizar o esoterismo revelando, por diversas vezes, segredos de seitas fechadas, afirmando que o conhecimento é livre, e assim deve permanecer."

Em 73 , lança dois LPs , um seguido do outro, "Os 24 maiores sucessos da era do rock" produzido por Roberto Menescal e Nelson Motta, com grandes sucessos de rock and roll. Todos os arranjos eram de Jay Vaquer e a gravação era com o conjunto FEIN, mas nenhuma música de autoria de Raul. Seu nome não aparece na capa , pois este disco era um teste.
Em seguida lança seu primeiro LP Solo, Krig-Ha, Bandolo também com o conjunto FEIN . Este com músicas escritas por Raulzito e Paulo Coelho.
Durante os shows é distribuído gibis , de nome Manifesto Krig-Ha, com mensagens da Sociedade Alternativa. A policia não gosta nada disso e recolhe todos os gibis. Também recolhe Raul Seixas e o exila do Brasil, mandando-o para os Estados Unidos. Muitas histórias são contadas sobre sua estadia nos Estados Unidos, como seu encontro com Jerry Lee Lewis, com John Lennon, mas ninguém sabe ao certo se são verdadeiras , Raul dizia que sim, porém Ângela Costa declara em entrevista que essas histórias são fantasiosas.

Krig-Ha, Bandolo - O título faz referência a um grito de guerra de Tarzan, conhecido à época nas revistas em quadrinhos da EBAL. A edição original traz encarte ilustrado por Adalgisa Rios com letras das músicas, músicos participantes e dedicatória.

MANIFESTO
O texto que segue abaixo está no manifesto/gibi A Fundação Krig-Ha, , distribuído no primeiro show de Raul em SP em 1973. Escrito por Raul e Paulo Coelho, entre outras pessoas, esse manifesto lança a idéia de Sociedade Alternativa. No ano seguinte, todas as cópias desse manifesto seriam recolhidos pela Polícia Federal e queimados como "material subversivo". Raul foi preso e torturado pelo "Dops" e é "convidado" a se retirar do país, retornando ao Brasil pouco mais tarde devido ao sucesso de seu disco "Gita"

Prefácio
Nós vos saudamos, Maria. Nós Vos Saudamos José. E nós saudamos os artistas brasileiros que tiveram o silêncio do resto do mundo quando seus trabalhos e seus corpos foram censurados, mutilados desaparecidos.

Manifesto
1 - O espaço é livre. Todos tem direito de ocupar seu espaço.
2 - O tempo é livre. Todos tem que viver em seu tempo, e fazer jus as promessas, esperanças e armadilhas.
3 - A colheita é livre. Todos tem direito de colher e se alimentar do trigo da criação.
4 - A semente é livre. Todos tem o direito de semear suas idéias sem qualquer coerção da INTELEGENZIA ou da BURRICIA.
5 - Não existe mais a classe dos artistas. Todos nós somos capazes de plantar e de colher. Todos nós vamos mostrar ao mundo e ao Mundo a nossa capacidade de criação.
6 - "Todos nós" somos escritores, donas-de-casa, patrões e empregados, clandestinos e careta, sábios e loucos.
7 - E o grande milagre não será mais ser capaz de andar nas nuvens ou caminhar sobre as águas. O grande milagre será o fato de que todo dia, de manhã até a noite, seremos capazes de caminhar sobre a Terra.

Saudação final do 11o manifesto.
Sucesso a quem ler e guardar este manifesto. Porque nós somos capazes. Todos nós, todos nós somos capazes.

Escrito por: Raul Seixas, Paulo Coelho, Sylvio Passos, Christina Oiticica, Toninho Buda, Ed Cavalcanti

Já no início dos anos 70, Raul já estava envolvido com questões metafísicas, religiosas, existenciais e políticas, raramente compreendidas pelo público comum.
E Krig-Ha, bandolo! pôes a nu todas essas questões, embaladas por rítmos e sonoridades herdadas de sua infância, onde já estava em evidência a mistura de Luiz Gonzaga com Elvis Presley, Arthur "Big Boy" Crudup com Jackson do Pandeiro; Místicos e mitos históricos: Jesus Cristo, Buda, Aleister Crowley; Egito; Al Capone; Candomblé-África; Apocalípse; discos voadores.
O cotidiano brasileiro estava expresso em metáforas e questionamentos que até hoje fazem sentido. Para a feitura do álbum, Raul junta-se a um escritor igualmente inquieto, Paulo Coelho, com quem comporia músicas que elevaram Rauzito a uma posição tal, que jamais será sobrepujada por outro nome.
O disco abre com uma gravação caseira de Raul quando criança, um rock, no qual o menino já demonstra certa irreverência. Logo a seguir vem Mosca Na Sopa, um recado direto a certos tipos de conservadorismo.
Krig-Ha, Bandolo! deu a Raulzito a fama, o conhecimento nacional, além de muitos problemas pessoais e políticos.

Os Músicos:
Baixo: Paulo Cézar Barros - Alexandre
Bateria: Pedrinho / Bill French / Mamão
Guitarra: Raul Seixas / Jay Vaquer
Piano: Miguel Cidras / José Roberto
Teclados: Luis Paulo - Miguel Cidras Rivas
Berimbau: Paulinho Batera
Banjo: José Menezes
Pandeiro: Mazola

Um comentário:

Jorge Luiz disse...

Uma curiosidade com o lançamento da musica "Ouro de tolo" assim que o disco foi lançado, a montadora FORD entrou com recurso, então o disco foi recolhido e refeita a letra da musica onde diz: "consegui comprar um Corcel 73" para "consegui comprar um carrão 73", isso porque eles "a Ford" alegavam que não era preciso ganhar 4 mil cruzeiros por mês para poder comprar um Corcel, na época "o carro do ano".