Os Cleans




















OS CLEANS
PAUTA - PGC 062
Garage - 1967  



Faixas:
Lado A
01 - - Faz Tanto Tempo

Lado B
02 - Um Dia Que Se Vai


Os Cleans era um grupo do Rio Grande do Sul, da cidade de Canoas que iniciou a sua carreira na década de 60, onde animou muitos bailes e soirées dançantes, frequentadas pela juventude da época, no Clube de Bolão Gaúcho, Sociedade Canoense de Caça, Pesca e Tiro, Grémio Esportivo Niterói e outros mais. Depois, visando tornarem-se famosos e conseguirem sucesso, rumaram para o centro do País. Em 1966 o grupo venceu a fase regional do concurso Primeiro Encontro Nacional da Jovem Guarda (em segundo e terceiro lugares ficaram respectivamente, The Coiners e The Dazzles) e classificou-se para a grande final realizada na TV Record, de São Paulo, ficando em segundo lugar. Na capital paulista passaram a acompanhar em Shows vários artistas da Jovem Guarda como, Os Mutantes, Beat Boys, Beatniks, Som Beat ou Mustangs, entre outros, e em seguida foram contratados pela TV Excelsior – Canal 09 para atuarem no Programa “O Bom”, liderado pelo cantor Eduardo Araújo.

Em 1967 gravaram o seu primeiro single pelo selo Pauta. A formação original era constituída por Zé, Vasques (guitarra), Ney Cardoso (guitarra), Carlos Roberto (bateria) e Paulo no sax. Pouco depois, também com a participação de Tony Osanah, (dos Beat Boys) tendo permanecido apenas alguns meses. Durante a sua carreira, o conjunto sofreu várias alterações.

Os Cleans, juntamente com os Brasas e o conjunto Liverpool formam o triunvirato da base do rock gaúcho, foi considerado um dos primeiros grupos do Rio Grande do Sul a introduzir o vocal nas suas apresentações e o pioneiro na utilização da guitarra com alavanca. Entretanto, a trajetória em São Paulo foi realizada com algumas dificuldades e sem alcançarem o sucesso que esperavam, pelo que regressaram ao Rio Grande do Sul, onde alguns dos seus elementos passaram a integrar outras bandas.  A formação original era constituída por Zé, Vasques (guitarra), Ney Cardoso (guitarra), Carlos Roberto (bateria) e Paulo no sax. Pouco depois, também com a participação de Tony Osanah, (dos Beat Boys) tendo permanecido apenas alguns meses. Durante a sua carreira, o conjunto sofreu várias alterações.

Em 1968 teve início a formação mais duradoura que se manteve até 1971 com Zé, Vasques, Ney Cardoso (guitarra), Carlos Roberto (bateria) e Lairton (teclados) - nada a ver com àquele que emplacou com a música Morango do Nordeste na virada dos anos 90 para os 2000. Gravaram dois compactos pela RCA Victor: Chick-A-Boom, em 1968, e Nova Geração, em 1969. Participaram nos programas: “Almoço com as Estrelas”, “Astros do Disco” e “Jovem Guarda”, entre outros.

Acompanharam Hermes Aquino no IV FIC (Festival Internacional da Canção) e também a cantora Laís Marques, em “Sala de Espera”.
A última formação do grupo integrava, Zé Roberto (guitarra), Lairton (teclados), Luis Carlos Vasques (baixo) e Carlos Roberto (guitarra) e, em 1971, o conjunto acabou.

Nenhum comentário: