Altafini




















ALTAFINI
PAUTA - PGC 074
Garage - Psych - 1968



Faixas:
Lado A
01 - Eu Lutarei Pela Paz

Lado B
02 - Xaropão


Altafini é um músico inovador que gravou este compacto pelo pequeno selo "Pauta Gravações e Propaganda Limitada" em 1968. No single, ele canta e é acompanhado pela banda We Four (Uma Banda de Rock do "subterrâneo paulista", chamado na época de "Rock Nacional Cinzento" por ser da periferia da Cidade de São Paulo, cidade conhecida como cinzenta pelo seu céu constantemente nublado- o que era segundo Altafini o único aspecto "obscuro" da banda).

Altafini chegou a se apresentar na TV no programa de Flávio Cavalcante, cantando Eu Lutarei Pela Paz. A música fala sobre a infância e pacifismo e sua letra remete à construção da paz às esferas mais particulares da vida privada, construção que deveria começar no íntimo das pessoas e em suas vidas cotidianas. O cantor e seu empresário alemão Volker Haupt trabalharam muito na divulgação do trabalho, fazendo estrondoso sucesso  nos estados do sul do país, sobretudo na capital gaúcha, onde sua música não parava de tocar na famosa Rádio Guaíba, contudo Altafini esbarrou na repressão da Ditadura Militar, quando foi preso para "averiguações" por conta de sua música Eu Lutarei Pela Paz, numa época em que os militares viam com péssimos olhos qualquer referência à luta no Brasil. Altafini ficou preso por três dias e os militares foram à gravadora Pauta Gravações e apreenderam todos os lotes do disco que lá estavam, proibindo ainda a comercialização do mesmo. Este triste episódio foi decisivo nos rumos que tomariam a carreira do músico, criando a ruptura de Altafini com sua gravadora, que alegou ao músico grande prejuízo com o ocorrido. Poucos anos depois, Altafini  recebeu uma ótima proposta de trabalho no setor comercial de uma empresa multinacional e mediante as dificuldades por que vinha passando sua vida artística resolveu encerrar sua carreira de músico. Celso Fagundes Altafini, nasceu em São Paulo em 1945 sendo muito conhecido nos arredores do bairro das Perdizes onde morava e andava com sua inconfundível moto BSA Goldenflash 650cc preta.

Duas coisas devem ser destacadas nesse single, as composições, que são próprias do cantor, mostrando bastante personalidade e originalidade nas letras. E o outro é o acompanhamento arrasador do We Four, com muita guitarra fuzz e um som bastante pesado para a época.

Nenhum comentário: