The Snakes




















THA SNAKES - Só Twist
COLUMBIA - 37227
Twist - 1962


Faixas:
Lado A
01 - Dançando o Twist
02 - The Huclebuck
03 - Cachito
04 - Red Stop Twist
05 - For Me And My Gal
06 - At The Hop

Lado B
07 - Jambalaya
08 - Bei Mir Bist Twist Du Schon
09 - The Pony Time
10 - Patricia
11 - Os Olhos de Marly
12 - Sonho de amor


E preciso voltar no tempo para entendermos a formação do grupo The Snakes...
Os "The Sputniks" formado no Rio de Janeiro, em 1957, por Tim Maia, acompanhado de Roberto Carlos, Arlênio Lívio e Wellington Oliveira. influenciado pelos noticiários dos vôos orbitais da sonda Sputnik. Considerado pelos seus criadores um conjunto moderno e, por tanto tinha que ter um nome de acordo com a época e nada melhor do que o nome de um satélite espacial.

Encerraram o grupo após uma aparição televisiva no programa Clube do Rock, da TV Tupi, onde Roberto Carlos fez um acordo com o produtor Carlos Imperial para aparição solo na semana seguinte. Tim Maia ficou revoltado e passou a xingar o colega nos próximos ensaios, levando Roberto a sair do grupo.

Após a briga entre Tim e Roberto, o grupo The Sputniks foi desfeito, Wellington desistiu da carreira musical, o único remanescente era Arlênio que no ano seguinte resolveu chamar Erasmo e outros amigos da Tijuca, Edson Trindade (que tocou violão no grupo Tijucanos do Ritmo, onde Tim Maia tocava bateria) e José Roberto, conhecido como "China" para formarem o grupo vocal "The Boys of Rock".

Erasmo foi apresentado a Roberto por Arlênio Lívio, Roberto precisava encontrar a letra da canção "Hound Dog", sucesso na voz de Elvis Presley, então Arlênio disse que Erasmo seria a pessoa que possuiria tal letra, pois este era um grande fã de Elvis, Roberto descobriu outras afinidades com Erasmo, além de Elvis, ambos gostavam de Bob Nelson, James Dean, Marlon Brando, Marilyn Monroe, e torciam para o Vasco da Gama.

Roberto Carlos parte, então, em carreira solo, enquanto em 1960, Erasmo Carlos grava no vocal do grupo, em 78 rpm, a canção "Para sempre", de Marcucci, Di Angelis e Paulo Murilo e o fox-rock "Namorando", de Carlos Imperial, pelo selo Mocambo.

Por sugestão de Carlos Imperial o grupo passou a se chamar The Snakes, o grupo chegou a acompanhar, o cantor Cauby Peixoto em sua inusitada passagem pelo rock, na gravação de "Rock and Roll em Copacabana" de 1957 e no filme "Minha Sogra é da Polícia" 1958, onde o cantor interpreta a canção "That's Rock" composta por Imperial.

O grupo vocal de Erasmo estrelou algumas aventuras no underground do mercado musical, até ser contratado pela gravadora pernambucana Mocambo como "concorrentes" dos Golden Boys.
Na Mocambo, os Snakes gravaram alem do 78 RPM, um compacto duplo em 1961, antes de chegarem, por fim, a um único LP, “Só Twist”, pela Columbia "CBS" em 1962, apresentando-se, empresariado por Carlos Imperial, em programas de rádio e TV.

Nenhum comentário: