Roberto Carlos





















ROBERTO CARLOS - Louco Por Você
COLUMBIA - 37171
Beat - Bossa - 1961



Faixas:
Lado A
01 - Não é Por Mim
02 - Olhando Estrelas (Look For a Star)
03 - Só Você
04 - Mr. Sandman
05 - Ser Bem
06 - Chore Por Mim (Cry Me A River)

Lado B
07 - Louco por Você (Careful, Careful)
08 - Linda
09 - Chorei
10 - Se Você Gostou
11 - Solo Per Te
12 - Eternamente (Forever)



Dois anos depois do lançamento do compacto simples "João e Maria/Fora do Tom" em 1959, e de sua saída do grupo "The Sputniks", Roberto Carlos estreava "Louco por Você", primeiro LP do cantor.
O disco expressa a fase inicial da carrreira de Roberto, fã da bossa nova e da música romântica. Boa parte das canções do álbum tem composição de Carlos Imperial. Sem sucesso comercial (vendeu 3500 cópias), acabou renegado por Roberto e se tornou o segundo LP mais caro no Brasil.

A "lenda" que cerca o disco, dá conta de que o cantor teve um desentendimento com Carlos Imperial, produtor do disco e "padrinho" do cantor em seu início de carreira. E segundo o próprio Roberto, a fase registrada nesse primeiro disco, teria fechado portas em sua carreira, pois ele passou a ser considerado por muitos um mero "imitador" de João Gilberto.

O disco abre com a musica "Não é por Mim" de Carlos Imperial/Fernando César, os versos finais deste bolero de Carlos Imperial, são apontados como provável causa para a interdição de Roberto à reedição de "Louco por Você". Os versos "e se (alguém) provar que eu fiz você ficar tão triste/eu saberei que existe um céu, que Deus existe", seriam contrários à crença religiosa atual do cantor, que não admite o questinamento da existência de Deus. O livro "Roberto Carlos em Detalhes" afirma que o cantor não gosta dessa música porque teria desafinado no último verso.

Outras canções do LP como "Olhando Estrelas" uma versão da balada "Look for a Star", sucesso entre adolescentes, nos primórdios do rock, na voz do cantor Garry Miles, "Só Você" de Renato Côrte Real/Edson Ribeiro, embalada por um ótimo arranjo rockabilly, a letra ingênua e espirituosa desta canção termina dizendo: "Enquanto eu já vou guardando capital, você vai adiantando o enxoval". E a canção seguinte, "Mr. Sandman", uma balada de sucesso dos anos 50, gravada pelo grupo vocal Four Aces e pelo cantor norte-americano Marvin Gaye, apontam a direção que o repertório de Roberto tomaria em discos seguintes, de "Splish Splash" até "Jovem Guarda".

"Chore por Mim" (Cry me a River), foi celebrizada pela interpretação sussurrada de Julie London, na trilha sonora do filme "The Girl Can't Help it", de 1956. O arranjo da música, em sua gravação com London, era adorado por músicos da Bossa Nova, que a consideravam exemplar. A canção aparece em "Louco por Você" provavelmente como uma referência à bossa nova, de que Roberto era fã confesso. outra musica do Lp, "Se Você Gostou" e mais uma bossa de Carlos Imperial.

Alem de Baladas, Bossas, e Boleros como "Solo per Te", o Lp tem ritmos como o Tcha-tcha-tcha, nas musicas "Louco por Você", e "Linda" de Carlos Imperial, e um Samba "Chorei" composição de Carlos Imperial, Um samba balançado, que poderia estar no repertório de Miltinho ou Elza Soares, com arranjo para orquestra de gafieira. A canção é surpreendente não apenas pelo inusitado do estilo, que nunca mais voltou ao repertório do cantor, mas pela interpretação convincente de Roberto Carlos.

Louco por Você, termina com a balada, "Eternamente" (Forever) ao estilo Paul Anka, que foi sucesso em italiano na voz de Peppino diCapri.

A capa do LP, aliás, é a única em toda a discografia de Roberto que não traz uma foto sua. A imagem de um casal segurando uma flor, foi plagiada de um disco do tecladista americano Ken Griffin.

Um comentário:

Alexandre disse...

Será este o disco mais caro do Brasil?