Tom Zé




















TOM ZÉ - Grande Liquidação
ROZENBLIT - LP 50.010
Tropicalia - Psych - 1968


Faixas:
Lado A
01 - São São Paulo
02 - Curso Intensivo De Boas Maneiras
03 - Glória
04 - Namorinho No Portão
05 - Catecismo, Creme Dental E Eu
06 - Camelô

Lado B
07 - Não Buzine Que Eu Estou Paquerando
08 - Profissão De Ladrão
09 - Sem Entrada E Sem Mais Nada
10 - Parque Industrial
11 - Quero Sambar Meu Bem
12 - Sabor De Burrice


Tom Zé – Antonio José Santana Martins, compositor, cantor, performer, arranjador, escritor, nasceu em Irará, Bahia, em 11 de outubro de 1936.

Em Salvador, no curso secundário, se interessou por música e cursou por seis anos a Universidade de Música da Bahia, depois de  ter passado em primeiro lugar no vestibular. Essa escola excepcional contava com professores como  Ernst Widmer, Walter Smetak e Hans Joachim Koellreutter.
Ainda em Salvador, participou do espetáculo “Nós, Por Exemplo”, no Teatro Castro Alves. Já em São Paulo, participa de “Arena Canta Bahia”, musical dirigido por Augusto Boal, e da gravação do disco definidor do Tropicalismo, “Tropicália ou Panis et Circensis”, em 1968.

No mesmo ano (1968) leva o primeiro lugar no IV Festival de Música Popular Brasileira, da TV Record, com a canção São Paulo, Meu Amor.
Grava seu primeiro disco, “Tom Zé – Grande Liquidação”, que tematiza a vida urbana brasileira em música e texto renovadores. Em 1973 lança “Todos os Olhos”, cuja ousadia, só assimilada por crítica e público muito tempo depois, o afastou dos meios de comunicação mas o fez escutado pelos melhores ouvidos do País.

Nenhum comentário: