Damião Experiença




















DAMINHÃO EXPERIENÇA - Ezabelitaperosim
PLANETA LAMMA - SUR 099
Psychdelic - Folk - 197?


Faixas:
Lado A
MANTEIGA
01 -Lugar de Mulher e na cozinha, lavando prato e encerando a galinha, Porque os Homens quê dão mordomias as mulheres são doidos.
02 - As Mulheres que reclamam quaquer coisa dos Homens, é porque não gostam da fruta, quando gostam comem até o caroço.
03 - Tomou mingau de agrião e foi a solução.

Lado B
QUEIJO
04 -As pessoas que casam, são doentes mentais, teem um diagnóstico por nome personalidade psicopata, quer dizer grandeza. Eles se sentem super Homens, teem coragem de sustentar um troço chamado Mulher. Não sabem que elas são iguais a eles, possuem dois braços e podem trabalhar para sustentá-los.
05 - Para que diretas já, se um Homem pode sustentar dez a quinze pessoas dentro de casa. Diretas não.




O que é a realidade ?
Nascido na Bahia, cidade Lauro de Freitas, distrito de Portão, perto de Salvador.
Damião aos 13 anos foge de sua casa para escapar da brutalidade dos pais que batiam nele com cipó de cabo, e como clandestino viaja em um navio até o Rio de Janeiro.

Vai morar na zona com as prostitutas, descobre o mundo cedo; como passa fome, decide entrar para a marinha brasileira, para poder comer. Troca de emprego varias vezes, aprende a ser homem na rua. Freqüenta puteiros e bordéis, decide morar com uma mulher numa casa de palafita, desertando portanto. Arrepende-se, após 15 dias volta para o quartel, pega 1 ano de cadeia, 1 mês de solitária.
Sai transformado; ali ele conheceu o Planeta Lamma.

Entrou Damião Ferreira da Cruz, saiu Damião Experiença.
Começa a pintar, pinta um quadro chamado Planeta Lamma, começa a aprender música na cadeia com os amigos, estamos nos anos 60, pré-ditadura, e a era hippie está em sua plenitude. Damião está no meio disto tudo. Em outras versões, contaria ele que puxou cana por alguns anos devido a cafetinagem . A verdade ?
Você terá que perguntar para ele...
Na década de 70 virou cafetão. Usava o dinheiro ganho das prostitutas para gravar os seus discos, começando com o primeiro em 74, chamado Planeta Lamma, gravado solo, um violão com apenas 1 corda, 1 espécie de chocalho pendurado no violão para fazer percussão e uma gaita presa ao pescoço. Disco soberbo, gravado todo no dialeto do Planeta Lamma, linguagem aprendida (ou criada por ele ?).

Para os que perguntam, o dialeto do planeta lamma existe, é real e Daminhão conversa com você a hora que você quiser no dialeto. Ele canta as músicas de todos os discos, feitas no dialeto de forma idêntica, conversa usando às vezes este dialeto, traduz frases inteiras para o dialeto dele. Ele decora ? Quem sabe ?

Até o disco de número 34, são 30 anos de gravações.

Um comentário:

C. L. DeMedeiros disse...

Cara!
que viajem esse seu blog

adorei