Gilberto Gil




















GILBERTO GIL
PHILIPS - 441,427 PT
Tropicalia - 1968


Faixas:
Lado A
01 - A Luta contra a Lata ou A Falência do Café - C/ Os Mutantes
02 - Questão De Ordem - C/ Beat Boys

Lado B
03 - Bat Macumba - C/ Os Mutantes
04 - Miserere Nobis - C/ Os Mutantes


O impulso tropicalista estava com força total nas mentes e produções de Gil e Caetano.
Ambos se inscreveram, porém, não preocupados em vencer, suas intenções eram questionar as estruturas do próprio festival e de toda a atmosfera cultural vigente.
No FIC, ambos levaram à máxima potência a crítica e a ironia tropicalistas.

Gil apresentou “Questão de Ordem” onde tocava calota acompanhado ao lado dos Beat Boys. Junto a uma vaia abissal veio a sua desclassificação. As guitarras, seu visual black power e seu modo de cantar não agradaram a ninguém.

Caetano apresentou “É proibido proibir”. A canção era praticamente um pretexto para ele defender uma postura de ruptura declarada ao “bom gosto” que as patrulhas de esquerda e de direita impunham à cultura. Mais performático, junto aos Mutantes, armou uma verdadeira zoeira musical orquestrada por Rogério Duprat. Repetia o slogan francês: “É proibido proibir”, Caetano revidou intercalando o discurso onde denunciava a índole reacionária da platéia e a estrutura autoritária do festival.
Ele dizia: Gil está aqui, Gil está comigo. E a turba irada, atirando coisas.

"Me lembro de um pedaço de cenário que me atingiu a canela. E eu ali, no meio de tudo, vivendo aquele calor da representação pública que eu sentia desde os dez anos… Tive medo. Mas ao mesmo tempo, naquele palco, ao lado de Caetano, no meu íntimo eu tinha um certo sorriso irônico, como quem diz: isso deu mesmo no que tinha que dar. Eles não entendiam que a gente não queria confronto, que a nossa proposta era trazer um número cada vez maior de pessoas pra fruição de novos modos de criar. Eu sabia, daí o meu sorriso irônico. Dois anos antes, em 66, aquela assembléia no Rio já tinha me mostrado isso. Gente criadora, gente da inteligência carioca já tinha tido aquela reação convencional do público, contra qualquer coisa que chacoalhasse." ( Gilberto Gil)

Neste compacto lancado em outubro de 1968, a musica Questão de Ordem teve que ter seu final reduzido, a musica em sua versão completa esta no compacto simples PHILIPS - 365.260, lado A, Questão De Ordem e no lado B, A Luta contra a Lata ou A Falência do Café.

Nenhum comentário: