Célia Villela




















CÉLIA VILLELA - F-15 Espacial
MUSIDISC - MX 1289
Beat - 1964


Faixas:
Lado A
01 - Caidinha Por Você (Fall In)
02 - Desculpa
03 - I Could Have Danced All Night
04 - Lição De Violão
05 - O Dia Que Não Vem
06 - Dançando O Hully-Galli

Lado B
07 - Pegando Jacaré
08 - Perfidia
09 - F-15 Espacial
10 - Alguém Da Vida Da Gente
11 - Assim É O Meu Amor
12 - Acho Que Me Apaixonei


Foi na primeira de suas três estadas nos Estados Unidos que Célia Villela assistiu a um show do Elvis Presley. Voltou ao Brasil decidida a mudar o rumo de sua carreira, iniciada aos 17 anos, na Todamérica, em 1956, interpretando o fox "O resto eu faço" e o samba "Hermengarda".
Quando passou para o rock, em 1960, após gravar no selo Santa Anita, foi contratada pela RGE, onde seu maior sucesso foi "Passo a passo", versão de "Step by step", hit do grupo norte-americano The Crests, incluída em seu primeiro LP "...E viva a juventude", de 1961. Era candidata natural a substituir Celly Campello quando esta abandonou a carreira em 1962 para se casar, tanto que Célia foi eleita Rainha da TV em concurso de 1963 da Revista do Rádio, conceituada na época.

A cantora aproveitou o reinado e lançou em 1964 o EP "A rainha da TV" pela Musidisc. Duas músicas do disco - "Dançando o hully-gully" e "Acho que me apaixonei" - foram incluídas no segundo e último LP da carreira, intitulado "F-15 Espacial", que se destaca por dois fatos: é um dos primeiros LPs brasileiros de rock lançados em estéreo e, pra arrematar, inclui composições de Roberto Carlos e Erasmo Carlos em separado. Repare que Roberto Carlos resgata "o broto displiscente", na letra de "Acho que me apaixonei", quando compôs "Parei na contramão", primeira obra em parceria com Erasmo. Este disco também serve para confirmar um fato conhecido: a produção individual dos músicos passou a ser assinada em dupla. Observe que o Tremendão aqui aparece como o autor de "Alguém na vida da gente", mas logo na sequência, quando regravada na Chantecler por Idalina de Oliveira, o nome do Roberto é acrescentado.

 "F-15 Espacial" em que a cantora é acompanhada pelo grupo The Angels (posteriormente The Youngsters). Célia poderia "estourar" na Jovem Guarda, mas antes de o programa entrar no ar, no segundo semestre de 1965, a cantora abandonou a carreira e casou-se com Carlos Becker, guitarrista dos Youngsters e seu parceiro na autoria de cinco músicas deste álbum.

Célia da Conceição Villela nasceu em 24 de novembro de 1939 em Belo Horizonte. Sua inclinação para o canto data desde os quatro anos, estreando em um microfone da capital mineira. Considerada na época - entre os 10 e 14 anos - o maior cartaz de Minas, a então adolescente foi contratada pela Tupi carioca (Rádio e TV). Foi apresentadora de programas como "Célia, Música e Juventude", na TV Continental (Rio) e "Na Roda do Rock", na Rádio Globo e mais tarde na Rádio Guanabara. Preferiu a reclusão após abandonar a carreira. Consta que Albert Pavão a teria convidado em 1987 para que desse seu testemunho sobre a História do Rock Brasileiro para o Museu de Imagem e Som do Rio de Janeiro, mas Célia não aceitou. Faleceu em 2005, em Teresópolis.

Nenhum comentário: