The Beatniks




















THE BEATNIKS
MOCAMBO - 1.265
Beat - Garage - 1967


Faixas:
Lado A
01 - Era Um Rapaz... (Que Como Eu Amava Os Beatles E Os Rolling Stones)

Lado B
02 - Outside Chance


Grupo formado em 1965 em São Paulo, e um dos mais importantes da segunda geração do rock brasileiro, embora tenha gravado apenas três compactos e nenhum LP, foi um dos primeiros, e dos melhores, a seguir os modelos do rock inglês nos anos 1960 praticado por grupos como os ingleses Kinks e Yardbirds e o irlandês Them, ao contrário das primeiras gerações do rock brasileiro, que seguiam o pop-rock norte-americano de cantores como Elvis Presley e grupos como Ventures ou Shadows.

Foram um dos grupos mais atuantes da jovem guarda, acompanhando Roberto Carlos e outros em shows e na televisão.
A formação original foi Bogô (Carlos Bogossian), guitarra-base; Nino (Domingos Tucci) à bateria; Márcio (Márcio de Barros Morgado) à guitara-solo e Nenê (Livio Benvenutti Jr.) ao contrabaixo, logo substituído por Mário Lúcio (Mário Lúcio de Freitas); um quinto integrante até 1966 foi o tecladista Régis (Régis Monteiro Moreira).
Em 1966 foram contratados pela CBS e gravaram um compacto com "Cansado de Esperar" e "Este Lugar Vazio", versões de Márcio Morgado para "Tired Of Waiting" dos Kinks e "This Empty Place" de Burt Bacharach segundo o arranjo dos ingleses Searchers.  O grupo quase gravou um segundo compacto para a CBS, com uma composição especial de Roberto Carlos, "Namoradinha de Um Amigo Meu", mas a música não ficou pronta a tempo e o grupo foi dispensado da gravadora. Mário Lúcio deu lugar a Cláudio Morgado, irmão de Márcio, e Nino foi substituído por Norival.(Norival Ricardo d'Angelo), egresso do grupo Som Beat.
Em 1968 os Beatniks foram contratados pela gravadora Rozenblit; seu primeiro disco para a casa foi um compacto com uma versão de "C'Era Um Ragazzo Che Come Me Amava I Beatles E I Rolling Stones", composição de Franco Miggliacci e Lusini, sucesso com o cantor Gianni Morandi esta versão foi escrita pelo jornalista Carlos Alberto Gouveia e intitulada "Era Um Rapaz Que Como Eu Amava Os Beatles E Os Rolling Stones". A gravação começou a fazer sucesso, mas foi atropelada e totalmente obliterada por outra, "Era Um Garoto...", gravada pelos Incríveis, cuja gravadora e empresário tinham maior poder de fogo.
Os Beatniks gravaram ainda na Rozenblit um compacto-duplo, puxado por "Gloria" do grupo Them, "Fire" de Jimi Hendrix, os Beatniks se separaram em 1970.

Nenhum comentário: