Caetano Veloso




















CAETANO VELOSO
PHILIPS - 365.296
Tropicalia - Psych - 1969


Faixas:
Lado A
01 - Charles, Anjo 45 - C/Jorge Ben

Lado B
02 - Não Identificado


O ano era 1969 e a ditadura no comando do Brasil, reprimindo toda e qualquer oposição, torturando gente nas celas de delegacias, matando guerrilheiros, sabotando ações e investigando os artistas.
Nos idos de 1960 os comandantes dos morros talvez tivessem um quê de inocência. De qualquer forma, para quem pensava que era de hoje que a ausência do Estado tornava possível a ascensão de um traficante como benfeitor social, aí está “Charles Anjo 45″, a letra fala de um bandido da vizinhança onde Jorge Ben morava.
Como se já não bastasse o frisson que o artista plástico Hélio Oiticica havia causado com sua estampa de uma foto de jornal que mostrava um traficante famoso à época, o Cara de Cavalo, morto pela polícia e legendada pelo artista com a provocativa frase “Seja marginal, seja herói”.
Sendo assim a ditadura viu na letra mais uma apologia ao banditismo, a letra de “Charles Anjo 45″ era ainda pior, devia estar fazendo referências aos guerrilheiros. A Lamarca, ou a Che Guevara. Sendo assim acharam que não pegava bem sair por aí cantando um marginal. Não demorou para que os militares chamassem todo mundo para se explicar.
Jorge não teve maiores problemas, já Caetano… bom, logo Caetano seria sutilmente induzido a sair do país, junto com seu amigo Gilberto Gil.

Entrevista do próprio Jorge Ben (Veja e Roda-Viva) esclarecendo quem era o verdadeiro Charles Anjo 45.
“Eu chamo Charles de anjo 45 porque ele era um cara bom, muito sentimento. Eu acho que ele é um anjo porque ele tem aquêle pulso, um pulso forte, ele tem um coração bom, o coração bom pros caras que são bons e o pulso forte pros inimigos. Então eu acho que ele é um anjo, ele é um justiceiro.
O Charles é um amigo lá do Rio Comprido, da Tijuca, de infância. É um cara que por motivos diversos aos meus se meteu em bobagem. Bobagem, não sei, ele tava na dele… O Charles tinha mil coisas, tinha ponto de bicho, tinha boca de fumo, mas é um cara bacana, sensacionai, pô. Ele foi preso por causa de uma 45. Ele usava 45, depois é que ele foi preso, condenado. O nome dele é Charles Antônio Sodré, ele é filho de português, ele deve ter uns 28, 29 anos. Ele não tem crime nenhum".

Nenhum comentário: