Tim Maia




















TIM MAIA
CBS - 33.578
Funk - Groove - 1968


Faixas:
Lado A
01 - Sentimento (Feeling)

Lado B
02 - Meu Paiz (My Country)


Depois de ficar de tocaia no lobby do hotel, esperando Roberto Carlos que não apareceu, Tim viu sua mulher Nice, saindo para a praia.
Nice não se assustou ao ser abordada por Tim que rapidamente fez o pequeno discurso, a Tijuca, os Sputniks, a amizade, o violão, a comida, ele estava precisando desesperadamente da ajuda de Roberto para gravar um disco.
E entregou-lhe um rolinho de fita com duas músicas.
Nice já tinha ouvido falar nele. Roberto dizia que ele cantava muito mas era um doidão, mas ela o achou muito simpático, gostou do seu jeito malandro de falar, se compadeceu de sua sorte e prometeu interceder junto a Roberto.
Dias depois, graças a Nice e a Roberto, que mandou a fita para a CBS e o recomendou ao seu produtor Evandro Ribeiro, Tim era contratado para gravar o seu primeiro disco, com a produção de Jairo Pires, a balada "Sentimentos" e o samba-soul "Meu país" feitos nos Estados Unidos, pensando em Jeannie e sonhando com o Brasil.

"Sei bem que aprendi muito no seu país, justo no seu país, porém no meu país, senti tudo que quis, pois vi como vivem todas as cores, todas as dores, sem distinção de cor, o amor existe enfim, no meu país.”

Era um samba-soul sincopado, com uma ótima melodia e um arranjo de metais no estilo Motown, tudo imaginado por Tim e passado aos músicos de boca, já que não sabia escrever música. Mas o resultado final foi uma decepção nos estúdios da CBS, com sua mesa de três canais, Tim começou a gravar e as sessões entraram pela madrugada, com grandes conflitos com os técnicos, Tim reclamava que não ouvia na fita nem metade do que era tocado e cantado no estúdio.
Acostumados a gravar sambas, boleros e rockzinhos, os técnicos da CBS não tinham noção de como gravar uma bateria soul, com suas batidas secas e seu bumbo pesado, não sabiam extrair brilho e nitidez dos metais, não conseguiam dar solidez e profundidade ao baixo.
Faltava grave, agudo, eco , volume, tudo na sua voz.
O som estava mal gravado, as rádios certamente concordaram e não tocaram, a imprensa ignorou, as lojas não venderam e Tim foi dispensado da CBS.

Adaptação do Livro "Vale Tudo - Tim Maia" por Nelson Motta

Nenhum comentário: