Nana Caymmi & Os Mutantes


NANA CAYMMI
RGE - CD 80.246
MPB - Tropicalia - 1967



Faixas:
Lado A
01 - Bom Dia
02 - O Cantador


Lado B
03 - Alegria, Alegria
04 - O Penúltimo Cordão




Criada desde o nascimento num ambiente musical, sua vocação musical aflorou muito cedo. Filha do compositor, cantor e violonista Dorival Caymmi e da cantora Stella Maris1 , seu dom e talento para a música já estava no sangue. Em 1960 iniciou sua carreira quando gravou na Odeon a faixa Acalanto (Dorival Caymmi), no LP do pai, que compôs a canção de ninar para ela quando era ainda criança. Ela e Dorival gravaram em dueto a canção.


Em 1966 uma banda passaria a utilizar o nome Os Mutantes por sugestão de Ronnie Von, que, na ocasião, lia "O império dos Mutantes", ficção científica escrita por Stefan Wul. Ele comandava então o programa dominical "O pequeno mundo de Ronnie Von", pela TV Record, e não havia gostado do nome anterior. Acatada a sugestão, em outubro de 1966 estreou aquele que viria a ser um dos mais importantes grupos de rock do Brasil. O sucesso foi tão grande que o conjunto passou a fazer parte do elenco fixo do programa e participou das gravações do LP "Ronnie Von - nº 3". Todavia, no início do ano seguinte, com a mudança da direção do programa, o grupo foi diminuindo paulatinamente as suas apresentações por discordar das novas diretrizes. Além disso, havia a possibilidade de apresentações em outras emissoras. Convidado pelo maestro Chiquinho de Moraes, da Rede Bandeirantes, exibiu-se no programa "Quadrado e redondo", apresentado por Sérgio Galvão. 


Nesse mesmo ano, 1966 Nana Caymmi venceu a fase nacional do I Festival Internacional da Canção no Maracanãzinho do Rio, interpretando a canção "Saveiros" (Dori Caymmi e Nelson Motta). Apresentou-se no programa Ensaio Geral (TV Excelsior), ao lado de artistas como Gilberto Gil, Caetano Veloso, Tuca, Toquinho e Maria Bethânia, entre outros. Ainda nesse ano, assinou contrato com a TV Record, da Cidade de São Paulo. 


Em maio 1967 Nana Caymmi, após um tempo de namoro, casou-se com o cantor e compositor Gilberto Gil, com quem compôs "Bom dia", canção apresentada pelos autores no III Festival de Música Brasileira (TV Record), em 1967. Durante as gravações Chiquinho de Moraes sugeriu a Gilberto Gil que convocasse o Os Mutantes para gravar "Bom dia", com Nana Caymmi. Terminada a gravação Gil dedilha ao violão "Domingo no parque" e os convida para se apresentarem junto com ele no festival. Acabaram com o 2º Lugar: "Domingo no Parque" (Gilberto Gil) cantada por Gilberto Gil e Os Mutantes. O conjunto acabou participando da gravação de ambas, pois, para a surpresa geral, ele se saíra muito bem, apesar de nenhum de seus integrantes ler cifras e partituras musicais e também da complexidade harmônica dos arranjos elaborados por Gil e Duprat.
Durante as gravações de "Bom Dia" Os Mutantes conheceram Caetano Veloso sentado timidamente num canto do estúdio. Muito antes de escrever "Alegria, Alegria" Caetano ja fervilhava suas ideias com Gilberto Gil e ali durante as gravações encontraram o ingrediente para chegarem juntos a uma mesma receita musical.


Nana Caymmi gravaria em seu compacto duplo de 1967, alem de "Bom Dia" as musicas "O Cantador" de Dory Caymmi e Nelson Mota, "O Penúltimo Cordão" de Danilo Caymmi, Sergio Fayne e Caetano Veloso, e "Alegria, Alegria" de Caetano Veloso também inscrita para o festival daquele ano, ficou em 4º Lugar apresentada por Caetano Veloso e Beat Boys é uma canção que foi o marco iniciai do movimento tropicalista em 1967. A single foi lançada por Caetano com Remelexo no lado B em 1967, também integrou o álbum Caetano Veloso, do mesmo ano. O nome da música veio, por sua vez, de um bordão que o cantor Wilson Simonal utilizava em seu programa na TV Record, Show em Si... Monal.
Por essa época já está em desenvolvimento o tropicalismo, movimento de vanguarda da música popular brasileira, de influência modernista (oswaldiano-antropofágica), criado pelo grupo baiano integrado por Gil e do qual participam Caetano, Torquato, Capinan, Tom Zé, Gal, Os Mutantes e Rogério Duarte, além dos maestros e arranjadores Rogério Duprat, Júlio Medaglia e Damiano Cozzella; o tropicalismo chegara ao auge no ano seguinte e terá conseqüências profundas na cultura do país.


Em 1968 terminou seu contrato com a TV Record. Estreou, no Rio de Janeiro o show "Barroco" e separou-se de Gilberto Gil pela impossibilidade de acompanhá-lo com os três filhos pequenos para seu exílio na Inglaterra, devido à perseguição do Regime Militar à época.


Nenhum comentário: