Os Da Bahia




















OS DA BAHIA
BEVERLY - BCS 064
Psych - Tropicalia - 1970


Faixas:
Lado A
01 - Fobus In Totum

Lado B
02 - Nem Sei De Mim



Os da Bahia ou melhor o grupo Leif’s surgiu em Feira de Santana, Bahia, em março de 1968, logo após  uma conversa entre Lico e  Iderval Mascarenhas, então empresário do conjunto de baile The Bat Boys. Iderval sabia da passagem de Lico pelos Minos e fez o convite para criar uma nova banda, utilizando, se possível, os componentes dos Bat Boys.
A primeira formação dos Leif's era Lico na guitarra base e voz, Geraldo, na guitarra solo, Beto Pitombo, no baixo e Wellington, na bateria.
O nome The Leif’s foi proposto por Iderval.
Estando em Salvador em vizita à sua mãe, Lico encontra Pepeu Gomes em uma rua do Barbalho, que o comunica o término dos Minos. e Lico convida Pepeu para se juntar aos Leif’s, assumindo a guitarra solo, em troca do contrabaixo, que era seu instrumento de origem. Com muita relutância Pepeu aceitou e passou a integrar a banda.
Quando outro integrante pediu para deixar o grupo em função do melhor atendimento ao seu trabalho, Jorginho Gomes e convidado para o seu lugar.
Com a ida para Salvador, Beto ficou impedido devido aos compromissos com os estudos em Feira de Santana e pediu para deixar a banda. Em seu lugar, entra Carlinhos Gomes, irmão de Pepeu e Jorginho e que houvera sido baixista dos The Gentlemen.

Em virtude de haverem vencido o Festival de Conjuntos da Bahia, realizado em Salvador  assinaram contrato de exclusividade com a TV Itapoan, para se apresentarem todos os sábados no programa Poder Jovem, daquela emissora.

O grupo Leif’s deixou de fazer bailes para tornar-se uma banda show.

Nesta época, Gilberto Gil assistiu a uma destas apresentações na televisão e convidou os Leif's para participar do show de despedida que faria com Caetano Veloso em Salvador, antes do exílio político em Londres.

Antes de viajar Gilberto Gil presenteou Pepeu com o disco Smash Hits de Jimi Hendrix.
Neste show estavam na platéia Moraes Moreira, Galvão, Paulinho Boca de Cantor, Baby Consuelo que maravilhados com a apresentação convidam os Leif's para participarem do show ”Desembarque dos bichos após o dilúvio universal" apresentado no Teatro Vila Velha de Salvador, uma mezcla de música, artes plasticas e teatro. Depois do rebuliço do Dilúvio em Salvador, Os Leif's acompanham os Baianos para São Paulo, onde se apresentaram em inúmeros programas de TV. O empresário dos Novos Bahianos era Marcos Lázaro e a primeira contratação foi pela RGE, através de João Araújo. Que junto com os Leif's lançam, em 1969, um compacto "De Vera" e "Colégio de Aplicação" e em seguida um LP "É Ferro na Boneca", que incluía as faixas do compacto, o LP tem os Leif's como músicos e arranjadores.
Com a resolução de Pepeu Gomes e Jorginho em seguir carreira com os Novos baianos, em maio de 1970 o grupo Leif’s terminou...

A gravação de compacto simples com as músicas Fobus in Totum e Nem sei de Mim, chegou a ser produzido sob o Pseudonimo de "Os da Bahia" uma tentativa frustada dos produtores dada pela imposição do conjunto de se fazer um contraponto ao insurgente grupo Os Novos Baianos, mas somente copias para caitituagem foram foram feitas, presente apenas nos arquivos das grandes radios, presente nas gravações foi considerado por Erasmo Carlos e equipe de gravação do estúdio Gazeta, São Paulo, como uma verdadeira revolução musical no Brasil e uma “sinfonia de guitarras”, o registro permaneceu desconhecido até hoje.

Nenhum comentário: