Alceu valença





















ALCEU VALENÇA - Molhado De Suor
SOM LIVRE - 403.6060
Folk - Psych - 1973



Faixas:
Lado A
01 - Borboleta
02 - Punhal De Prata
03 - Dia Branco
04 - Cabelos Longos
05 - Chutando Pedras

Lado B
06 - Molhado De Suor
07 - Mensageira Dos Anjos
08 - Papagaio Do Futuro
09 - Dente De Ocidente
10 - Pedras De Sal



 Molhado de Suor é o terceiro álbum de estúdio de Alceu Valença, e o seu primeiro álbum solo. Foi lançado em 1974 pela Som Livre e com produção musical de Eustáquio Sena.

Antes de lançar Molhado de Suor, Alceu já tinha gravado com Geraldo Azevedo o álbum Quadrafônico de 1972, e participado do filme e da trilha sonora de A Noite do Espantalho de 1974, do diretor Sérgio Ricardo.
Molhado de Suor apresentou o artista ao grande público e logo teria uma segunda tiragem editada para incluir a enérgica “Vou Danado Para Catende”, que fez sucesso no Festival Abertura, da TV Globo, em 1975.
"Pouco depois, classifiquei “vou danado pra Catende” no Festival Abertura, da TV Globo. Montamos uma banda de pífanos elétrica, com Lula Côrtes (tricórdio), Zé Ramalho (viola), Paulo Rafael e Ivinho (guitarras), Zé da Flauta, entre outros. Por não conseguir enquadrar o som que fazíamos, o júri criou uma categoria de última hora – o prêmio Pesquisa – para nos contemplar. O disco alcançou uma segunda tiragem com a inclusão desta faixa." Por Alceu Valença
O LP cristaliza a ancestral influência de Alceu (“sou fruto da cultura de minha terra, das violas, dos cantadores, dos violeiros, dos pastoris lusitanos; dos frevos e blocos, do maracatu, negro; e da coisa moura”) e a moderniza para tratar de ecologia, repressão e paixão. “Meu lado mais doce, onde procuro  transparências. Um lado onde o poema é mais leve.  Molhados de Suor é assim. É o disco de paixão, de uma paixão vaporosa.”
Com todas as músicas de sua autoria, o disco ainda tem os sucessos “Papagaio do Futuro”, “Dente de Ocidente”, “Dia Branco”, “Mensageira dos Anjos”, com arranjos de cordas de Waltel Blanco.

Nenhum comentário: