Waldir Serrão




















WALDIR SERRÃO
CBS - 33.777
Garage - Rock - 1972


Faixas:
Lado A
01 - Pare e Pense

Lado B
02 - A Qualquer Hora 

Na Bahia, o primeiro programa dedicado ao rock surgiu em 1959 na Rádio Cultura. “Era o Só para Brotos,” com locução de Almir Duarte, depois Jaime Farrel e também Waldir Serrão. Com a febre do rock subindo, foi montada também a primeira banda de que se tem notícia na Bahia – Waldir Serrão e seus Cometas –, em 1957, com o próprio Serrão, Barbeirinho, Antônio Carlos, Edvaldo Gonzaga e Hélio Rocha.
Em 1967, teve a sua versão da música 'Pretty Woman', de Roy Orbinson, intitulada "Bonequinha", gravada por Thildo do Gama e "Os Terríveis", em um compacto simples, lançado pela Astor. No mesmo ano, Waldir gravou sua primeira música, pela gravadora RCA Victor, "Pense Bem Baby", com produção de Osmar Navarro, e participação da Orquestra e Côro da RCA Victor.
Nos anos 1970, gravou mais duas músicas compostas por Raul Seixas: "O crivo" e "Pare e pense".  Também compôs com Raul Seixas e o irmão dele, Plínio Seixas, a música "Ainda gosto dela", que fez sucesso com o cantor Jerry Adriani.
O baiano Waldir Serrão é uma lenda viva do rock brasileiro. Waldir foi amigo de adolescência de Raul Seixas em Salvador, corria o ano de 1956, Raul tinha 12 anos e Waldir Serrão, (Big Ben, a partir de 1967), 16 anos. 
Os dois moravam na Cidade Baixa e foram apresentados por Titó.

Raul Seixas: "Eu conhecia um cara chamado Titó. Ele ficou entusiasmado quando eu lhe mostrei o que era rock, como se dançava. E ele me disse: 'Olha, tem um cara que mora aqui perto da fábrica, é um cara humilde mas ele tem mais discos que você, manja paca de rock, gosta de Elvis Presley'. Eu fiquei maluco e disse: 'Traga esse cara aqui.'"
Era Waldir Serrão. Daí em diante figura onipresente na vida do rocker Raul em Salvador, incentivador do rock, promotor de bailes e concertos. O encontro entre Raul e Waldir não está em nenhuma foto, mas ficou inteiro, plástico na memória de Raul:
"Esse encontro foi fantástico. Eu me preparei todo, botei a gola pra cima, engomei o cabelo, botei o topete, porque sabia que Titó ia trazer Waldir Serrão de tarde. Fiquei esperando ele mascando chiclete, pra mostrar que eu era mais cool. Ele chegou da mesma forma. Foi aquele aperto de mão assim de rock, sabe, meio de banda, aquela coisa de juventude transviada, James Dean, o maior barato."
Com Waldir, Raul rompe as paredes do quarto e vai de vez para a rua, para a gangue, a esquina, a arruaça. "A gente procurava briga na rua, quebrava vidraça e roubava bugigangas nas lojas, como nos filmes. Eu não gostava muito daquilo, mas como o rock estava ligado a uma maneira de ser (ou pelo menos eu pensava), eu ia na onda." 

Waldir virou radialista e apresentador de tv em Salvador, e acompanhou a trajetória de Raul, o crescimento de sua carreira, e a transformação do amigo em mito, muitos anos depois. A amizade dos dois, segundo o próprio Waldir, durou até quando ele se foi. Como radialista, usava o apelido de Big Ben.
Seu disco, Pare e Pense ( Waldir Serrão - Joceval Costa Lima). A Qualquer Hora (Mauro Motta - Raul Seixas) lançado pela CBS com produção, composição, e participação de Raul Seixas nos vocais.

Nenhum comentário: