Luiz Gonzaga Jr.




















LUIZ GONZAGA JR.
FORMA - C 07 005
Mpb - Folk - 1971



Faixas:
Lado A
01 - Felícia
02 - Por Um Segundo

Lado B
03 - Plano Sensacional
04 - Sanfona de prata



Gonzaguinha é filho do conhecido cantor e compositor, Luiz Gonzaga e nasceu no dia 22 de setembro de 1945, no Rio de Janeiro. Herdou do pai o nome, Luiz Gonzaga Nascimento Filho e, como o pai, tinha o talento para a música. Sua mãe, Odiléia, era uma cantora e dançarina que morreu de tuberculose ainda muito moça, com apenas 22 anos de idade, deixando Gonzaguinha órfão aos dois anos.
Em função da dificuldade de seu pai para criá-lo, foi entregue a seus padrinhos, Seo Xavier e Dona Dina.

Durante seu período universitário entrou em contato com outros músicos novos como ele. Fez parte do grupo MAU (Movimento Artístico Universitário) junto com Ivan Lins, Dominguinhos, Aldir Blanc e César Costa Filho.
Participava de festivais e já começava a despontar pelas suas letras sempre com forte teor social. Aliás, essa era uma marca em sua carreira. Suas letras eram provocativas e, em virtude do regime militar, estava sempre tendo que driblar a censura.

Característico pela sua postura de crítica à ditadura, acabou sendo alvo do DOPS, porém, sempre foi poupado de torturas e outras sevícias, por ser filho de um dos mais respeitados músicos nacionais, mas mesmo assim, das suas 72 canções avaliadas pela Censura na época, 54 foram proibidas, entre as quais o seu primeiro sucesso, Comportamento Geral,  canção que gerou um certo desconforto pela agressividade da letra ao regime militar, que ao ser apresentada por Gonzaguinha num concurso musical do programa do apresentador Flavio Cavalcanti, em 1973, assustou os jurados. Chegou a ser advertido pela Censura por causa da música, mas em compensação, o compacto com a gravação de Comportamento Geral, que estava enchalhado nas lojas, esgotou e Gonzaguinha, pulou do quase anonimato, para os primeiros lugares da parada de sucesso da Rádio Tamoio,  e logo veio a gravar seu primeiro long-play.

Nenhum comentário: