Gilberto Gil




















GILBERTO GIL - Cérebro Eletrônico
PHILIPS - R 765.087 L
Tropicalia - Psych - 1969



Faixas:
Lado A
01 - Cérebro Eletrônico
02 - Volks Volkswagem Blue
03 - Aquele Abraço
04 - 17 Léguas E Meia
05 - A Voz Do Vivo

Lado B
06 - Vitrines
07 - 2001
08 - Futurível
09 - Objeto Semi-Identificado



" Eu estava preso havia umas três semanas, quando o sargento Juarez me perguntou se eu não queria um violão. Eu disse: 'Quero'. E ele me trouxe um, com a permissão do comandante do quartel. O violão ficou comigo uns quinze dias. Aí, eu, que até então não tinha tido estímulo para compor (faltava a 'voz' da música, o instrumento), fiz Cérebro Eletrônico, Vitrines e Futurível - além de uma outra, também sob esse enfoque, ou delírio, científico-esotérico, que possivelmente ficou apenas no esboço e eu esqueci. O fato de eu ter sido violentado na base de minha condição existencial - meu corpo - e me ver privado da liberdade da ação e do movimento, do domínio pleno de espaço-tempo, de vontade e de arbítrio, talvez tenha me levado a sonhar com substitutivos e a, inconscientemente, pensar nas extensões mentais e físicas do homem, as suas criações mecânicas; nos comandos tele-acionáveis que aumentam sua mobilidade e capacidade de agir e criar. Porque essas são idéias que perpassam as três canções."   Gilberto Gil

No final de 1968, Gil se separa de Nana Caymmi, e acaba sendo preso, junto com Caetano Veloso, por desrespeitarem a bandeira (segundo os militares).
Soltos na Quarta-Feira de Cinzas, de 1969. Gil e Caetano seguem para Salvador, onde ficarão submetidos a um regime de confinamento até saírem do país. Nesse período Gil conviverá com Rogério Duarte e o músico e filósofo Walter Smetak na Bahia.

Gravadas em Salvador, as partes de voz e violão de seu novo disco; sobre essas bases, Rogério Duprat fará os arranjos e dirigira as gravações complementares em São Paulo e Rio ao lado do guitarrista Lanny Gordin, o baterista Wilson das Neves, o contrabaixista Sérgio Barroso e o pianista, organista e maestro Chiquinho de Moraes.

Julho Depois de fazerem um show de despedida - que se transformará em disco mais tarde - no Teatro Castro Alves, Gil e Caetano partem com suas mulheres para o exílio em Londres, todos vão morar no bairro de Chelsea. Em Março Gil havia se casado com Sandra Barreira Gadelha.

Agosto São lançados, de Gil, um compacto com "Aquele abraço" - que será um dos maiores sucessos do ano no Brasil, e "Omã iaô" (também de Gil), e seu terceiro LP, Gilberto Gil "Cérebro eletrônico".

Nenhum comentário: