Persona




















PERSONA
Brinquedos Grow
Psych - 1975


Faixas:
Lado A
01 - Introdução - Monte
02 - Céu
03 - Terra
04 - Fogo

Lado B
05 - Água
06 - Vento
07 - Lago
08 - Trovão


O kit Persona ...

Na década de 70 foi lançado em São Paulo um jogo que era um espelho preparado, modificado.
O tamanho era de mais ou menos 30x30cm. Duas pessoas por vez jogavam. Colocava-se o espelho num anteparo sobre uma mesa. Era necessário que ficasse na altura do queixo dos participantes. Então, apagavam-se as luzes e duas velas eram acendidas. Uma ficava com a pessoa na frente do espelho, outra com a pessoa atrás do espelho.

Movimentando as velas, os jogadores tinham que encontrar o ponto onde os rostos se fundiam. O espelho misturava características de um e outro e o que se via era um novo rosto, o mestiço.

Havia jogadores que não suportavam o que viam. Achavam grotesco, e crispavam. A sensação provocada tinha uma grande intensidade, como uma perda momentânea de identidade, uma alucinação lúcida.
O jogo, chamado ‘Persona’, tornava-se, para outros, um exercício de aceitação do outro em si mesmo, uma aproximação solidarizante, uma reflexão sobre o ‘eu’.Nosso envolvimento – teórico ou existencial .

Através de um vidro-espelho, luzes e fundos diversos, é possível criar um cenário mágico, imagens de casais se fundem em efeitos, muitas vezes, impressionantes que valorizam as semelhanças das caras-metades só percebidas quando refletidas no espelho...

Junto ao jogo um long-play mono de 10", obscuro progressivo experimental, interessante sonoridade mas em gravação precária, que criava todo o clima psicodelico para o jogo.


FICHA TÉCNICA: Locução - Roberto Campadello, Canto - Carmen Flores, Guitarra, Echo Play Efects e Gaita - Luís Carlini, Vioão - Lee Marcucci, Percussão - Franklin Paolillo

Nenhum comentário: