A Bolha





















A BOLHA - É Proibido Fumar
POLYDOR - 2451.105
Hard - Rock - 1977


Faixas:
Lado A
01 - Deixe Tudo de Lado
02 - Difícil É Ser Fiel
03 - É Proibido Fumar
04 - Estações
05 - Sai do Ar

Lado B
06 - Consideração
07 - Torta de Maçã
08 - Luzes da Cidade
09 - Clímax
10 - Vem Quente Que Eu Estou Fervendo
11 - Talão de Cheque



A banda brasileira A Bolha foi formada pelos irmãos César e Renato Ladeira, em 1965, no Rio de Janeiro, com o nome de The Bubbles, Iniciaram pela gravadora Musidisc, lançando o compacto simples com a música Não Vou Cortar o Cabelo, versão de Break It All, da banda uruguaia "Los Shakers" e a música Porque Sou Tão Feio, versão de Get Off Of My Cloude, dos "Rolling Stones". tocando em programas de rádio, TV, shows e bailes. Sua primeira formação contava com César Fronzi Ladeira (guitarra solo), Renato Fronzi Ladeira (guitarra ritmo), Ricardo (baixo) e Ricardo Reis (bateria). Posteriormente, Lincoln Bittencourt substituiu Ricardo no baixo. Ainda passaram pela banda Pedro Lima, Arnaldo Brandão, Gustavo Shroeter, Marcelo Sussekind, Léo César, Sérgio Herval e Rubinho Barra.

No início tocavam covers ou versões de canções e bandas de sucesso da época. Entretanto, no início dos anos 70, passaram a compor suas próprias canções. Como banda de apoio, participaram de diversos trabalhos de vários artistas, tais como Gal Costa, Leno, Márcio Greyck, Raul Seixas e Erasmo Carlos.

Em 1968, foram convidados por Márcio Greick para serem a banda de apoio na gravação de um álbum, o que gerou interesse da Polygram. Em virtude disso, foram convidados para gravar outro compacto com músicas do Beatles, que acabou nunca sendo lançado em vinyl.
Após acompanhar Gal Costa em shows na boate Sucata, em Portugal e em visita a Caetano Veloso e Gilberto Gil, em Londres, resolveram seguir outro rumo, deixando de fazer covers para produzirem seu próprio material.

O primeiro álbum foi lançado em 1973, pela gravadora Continental e se chamava "Um Passo à Frente", com algumas músicas que duravam até 10 minutos. No ano seguinte, participaram da gravação do primeiro compacto duplo de Raul Seixas, nas músicas Não Pare na Pista e Como Vovó já Dizia.

O segundo e último álbum intitulado "É Proibido Fumar", cujo som marca uma volta ao rock clássico e ao hard rock, mais próximo ao som da Jovem Guarda, lançado em 1977, pela gravadora Phonogram, com o selo Polydor. Destacam-se duas regravações de canções de Roberto Carlos e outras com arranjos a frente do que se fazia no rock brasileiro da época.

Músicos:
Pedro Lima: Guitarra Solo
Marcelo Sussekind: Guitarra Rítmica
Roberto Ly: Baixo
Serginho Herval: Bateria

Nenhum comentário: